Páginas

Ministério do Turismo Adverte:

“Turismo de Aventura compreende os movimentos turísticos decorrentes da prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não-competitivo”. (Marcos Conceituais – Mtur)


Impactos do Ecoturismo

Os impactos negativos e positivos que poderão advir da atividade de Ecoturismo estão, a princípio, relacionados a danos potenciais ao meio ambiente e à comunidade e, por outro lado, aos benefícios sócio-econômicos e ambientais, esperados a níveis regionais e nacional.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Acampamentos...Sempre tomar certos cuidados.

Códigos de conduta

Selecionar um local adequado para acampamento é uma das principais decisões na atitude de mínimo impacto e requer bom discernimento.

Em muitos locais existem áreas pré-estabelecidas para acampar. Esses locais são escolhidos e preparados para conter os impactos e poupar as áreas ao redor. Procure sempre utilizar locais que tenham o tamanho adequado para acomodar as barracas de seu grupo sem avançar sobre a vegetação. Acampe somente em locais pré-estabelecidos, quando existirem. Em qualquer situação, acampe a pelo menos 60 metros da água.

Na falta de locais pré-determinados procure as áreas com sinais de acampamentos anteriores, como solo compactado, ausência de cobertura vegetal ou vegetação cortada, evitando abrir novas áreas. Em locais de mais fácil acesso e, portanto, mais populares, concentre o uso nas áreas mais degradadas. Não acampe onde há sinais evidentes de uso do local pela fauna silvestre, como ninhais, dormitórios de pássaros e áreas de alimentação de animais.

Procure utilizar locais onde os solos sejam arenosos ou duros, porque solos úmidos e macios são mais propensos a sofrerem os impactos de um acampamento. Os terrenos úmidos também devem ser evitados devido à rápida formação de lama nos locais mais transitados. Procure acampar sobre rochas planas, sempre que disponíveis. Evite a proximidade de barrancos que poderão desmoronar quando o acampamento for montado ou em conseqüência do pisoteamento de suas bordas.

Em regiões sujeitas a enchentes rápidas e catastróficas, conhecidas como “cabeças d'água”, comuns no sopé de serras e cânions, a distância do acampamento em relação aos rios é um fator de segurança. Mesmo que não seja esse o caso, é prudente manter a sua barraca afastada da água para se evitar surpresas com enchentes súbitas, principalmente no período mais chuvoso.

O Processo de organização dos equipamentos requer atenção na preparação, pois todos são vitais ao sucesso ou fracasso de uma Expedição. Nada pode faltar

As mochilas devem ser arrumadas no mínimo 24 horas antes da saída da viagem. Antes de preparar as mochilas, revisar todos os itens. Verificar se há algo quebrado, se as barracas estão com todas as varetas, specks, lona de chão, se está com teto e sobre teto etc..

Fonte:
Pega Leve http://www.pegaleve.org.br
Brasil Aventuras Expedições http://www.brasilaventuras.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário