O Ecoturismo é uma ótima ferramenta para despertar sentimentos preservacionistas tão importantes nos dias de hoje, fazendo com que os indivíduos cuidem melhor do (seu) meio ambiente e assim colaborem para uma melhora coletiva na qualidade de vida.
Neste sentido, a Educação Ambiental sempre se apresenta como um dos benefícios gerados por projetos ecoturísticos que realmente se preocupam com a preservação, os quais buscam uma realidade mais sustentável através de ações pontuais.
Muitas organizações admitem fazer Educação Ambiental com variadas técnicas e formatos. A maioria delas crêem que a melhor forma de se educar ambientalmente é transformar o cenário natural em sala de aula, bombardeando o ecoturista com informações, muitas vezes, abstratas a ele e sem real sentido de maneira maçante.
Para Zysman Neiman, presidente da Physis - Cultura & Ambiente, Educação Ambiental é uma maneira de formar cidadãos conscientes de sua relação com a natureza e com seu hábitat. Diante disso, conclui-se que ela, independentemente da metodologia, deve primar pela formação de pessoas conscientes de seu papel e de sua relação com o meio ambiente, de forma com que busquem a sustentabilidade, através do uso racional dos recursos naturais, para que tanto esta quanto as futuras gerações possam também deles usufruir.
Acreditamos que para se despertar a paixão pela natureza há que, antes de tudo, deixar despertar e envolver todos os sentidos livremente, para que realmente se integre com o meio natural. Um ótimo instrumento de Educação Ambiental capaz de proporcionar essa sinestesia e liberdade é a Interpretação Ambiental vista por Salgado, 2000 como uma “uma atividade educacional que aspira revelar os significados e relações por meio do uso de objetos originais, através de experiências de primeira mão e por meios ilustrativos, no lugar de simplesmente comunicar informação literalmente”.
Fonte:http://ecoviagem.uol.com.br/fique-por-dentro/artigos/turismo/a-educacao-ambiental-no-ecoturismo-1039.asp
Colaborando no apoio do desenvolvimento Turismo junto á Ecologia através da Educação Ambiental, Ecoturismo, Turismo Ecológico, Turismo de Aventura e Segurança do Trabalho, valorizando os recursos naturais e culturais nas regiões turísticas do Brasil, mais precisamente nos estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso...
Ministério do Turismo Adverte:
“Turismo de Aventura compreende os movimentos turísticos decorrentes da prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não-competitivo”. (Marcos Conceituais – Mtur)
Impactos do Ecoturismo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário